• Dr. Alexandre Okubo Dermato

Dermatologista Online - Telemedicina - Principais dúvidas.

Atualizado: Abr 18

Em época de quarentena pelo COVID-19 como farei para me consultar com meu dermatologista?


O medo de se infectar faz com que a população em isolamento social fique com receio de sair da quarentena para ir a hospitais e/ ou clínicas. Os problemas dermatológicos, na grande maioria, não trazem risco à vida e muitas vezes estão sendo deixados para serem tratados depois. Porém alguns casos podem ser acompanhados à distância evitando assim o seu agravamento.


Algumas dúvidas mais frequentes:

1. Como a telemedicina, teleconsulta ou teleorientação pode me ajudar em problemas dermatológicos? Esse novo meio de atendimento surgiu para facilitar o contato entre médico e paciente para resolver e/ou tirar dúvidas sobre problemas de Pele, Cabelos e Unhas, sem correr o risco da contaminação.


2. Como funciona?

Existem algumas plataformas disponíveis para agendar e mediar a videoconferência entre o médico e o paciente. O atendimento é realizado através de vídeo e voz, funcionando como uma consulta normal. O paciente pode mostrar suas lesões durante a teleconsulta, entretanto às vezes, pode ser necessário o envio de fotos mais nítidas do problema para um diagnóstico mais preciso. Caso seja necessário uma receita médica, a mesma pode ser enviada por meio eletrônico (telefone, e-mail, etc) e em casos de medicamentos controlados, o envio ocorre por correio ou por motoboy,


3. A telemedicina é legalizada no Brasil?

Sim. Essa modalidade de atendimento foi autorizada pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Portaria nº 467 de 20/03/2020, e endossada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Senado Federal aprovou em 31/3/2020 o PL 696/2020 que libera o uso da telemedicina durante a pandemia de coronavírus no Brasil.


Dei início aos atendimentos online desde que saiu o decreto do CFM. Alguns pacientes já experimentaram essa nova forma de atendimento à distância e percebo que contribui para a diminuição de sua ansiedade nessa época de pandemia.

Somatizar pequenos problemas durante esta fase de incertezas pode causar doenças emocionais irreparáveis então poder dar uma palavra de conforto e orientação para o paciente que me procura me faz sentir grande satisfação e realização profissional.







584 visualizações

Dr. Alexandre Okubo Dermatologista

Rua Borges Lagoa 1065 - cj. 144 - Vila Mariana - SP 

©2018 Alexandre Okubo Dermatologista - CRM-SP 90.743 - RQE 30051

Alexandre Okubo - Doctoralia.com.br