• Alexandre Okubo Dermato

Será que é Câncer de Pele?


Vira e mexe escuto essa pergunta de meus pacientes: "Dr. Alexandre, será que eu tenho câncer de pele?" Descubra alguns dados e particularidades sobre o câncer de pele.

Você sabia que o câncer de pele é o tipo MAIS COMUM de todos do corpo humano?

A cada ano são diagnosticados mais cânceres de pele do que a soma das incidências de cânceres de mama, próstata, pulmão e cólon (intestino).

A grosso modo são divididos em 2 tipos: melanoma e cânceres não-melanoma.

Cerca de 90% dos cânceres não-melanoma tem relação direta com a exposição solar (radiação UV).

Cânceres não-melanoma: podem ser subdivididos em carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular.

Carcinoma basocelular: é o mais frequente de todos os tipos de cânceres! A cada 10 cânceres de pele diagnosticados, 8 são basocelular. Eles são de crescimento lento e se localizam principalmente em áreas expostas ao sol (cabeça e pescoço). É muito raro ele se espalhar para outras partes do corpo (metástases), mas se deixar muito tempo sem tratamento pode crescer nas redondezas e invadir tecidos mais profundos (cartilagens e osso).

Imagem de Carcinoma Basocelular. Crédito: Depositphotos

Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo mais frequente de câncer de pele. Surge normalmente em áreas do corpo expostas ao sol como o rosto, orelhas, pescoço, lábios e dorso das mãos. Ele também pode se originar de cicatrizes ou feridas antigas na pele. Algumas vezes ele pode surgir a partir de lesões benignas chamadas de Queratose (ceratose) actínica. A chance do carcinoma espinocelular se espalhar pelo corpo a distância (metástase) é maior que no caso do basocelular, mas não é comum.

Imagem de Carcinoma Espinocelular. Crédito: cancer.org

Melanoma: ele é o câncer de pele mais perigoso, pois o risco de se espalhar pelo corpo (metástase) é alto se não for diagnosticado precocemente. Pela sua importância vai ser abordado em um artigo próprio.

Se tiver alguma lesão suspeita procure sempre o Dermatologista. Ele é o profissional mais capacitado para fazer um diagnóstico correto e o melhor tratamento possível.

#cancerdepele #carcinomabasocelular #carcinomaespinocelular #melanoma

64 visualizações

Dr. Alexandre Okubo Dermatologista

Rua Borges Lagoa 1065 - cj. 144 - Vila Mariana - SP 

©2018 Alexandre Okubo Dermatologista - CRM-SP 90.743 - RQE 30051

Alexandre Okubo - Doctoralia.com.br