Rua Borges Lagoa 1065 - cj. 144 - Vila Mariana - SP 

11 5549-1552

©2018 Alexandre Okubo Dermatologista - CRM-SP 90.743 - RQE 30051

Dr. Alexandre Okubo Dermatologista

Como Tratar Micose de Unhas com Sucesso

 

Muitas vezes o tratamento de Micose de Unha (Onicomicose) pode ser Desafiador. Não desista!

 

Fiz um post anterior sobre: Descubra 5 Motivos para tratar Micose de Unhas. Se você não viu, sugiro ler primeiro.

 

Tem vergonha de usar sandálias sem esmalte? Quer voltar a ter a unha que sempre desejou? Então leia o post até o final... Vou esclarecer alguns pontos importantes sobre os tratamentos de micose de unha disponíveis hoje.

 

A grosso modo temos apenas 3 formas de tratar as micoses de unhas (onicomicose): medicamentos via oral, medicamentos tópicos (esmaltes e soluções) e tratamento de micose de unha a LASER (frio e quente). Vou pontuar os PRÓS e CONTRAS de cada modalidade.

 

Medicamentos por via oral: são três os principais medicamentos utilizados (fluconazol, terbinafina e itraconazol). Os tratamentos com medicamentos via oral são demorados, podendo variar de 4 meses a 1 ano e meio. Vai depender muito da disciplina do paciente (não pode esquecer de tomar, principalmente na modalidade de pulsoterapia). Os três medicamentos são metabolizados no fígado, deve-se tomar cuidado nas pessoas com alguma disfunção do fígado, idosos e principalmente com interações com outros medicamentos. Quando a pessoa já toma diversos medicamentos (para pressão alta, diabetes, colesterol, anticoagulantes, etc) deve-se comunicar seu médico para não gerar outros efeitos colaterais ou diminuir eficácia de tratamento.

Medicamentos tópicos: são principalmente na forma de esmaltes (amorolfina, ciclopirox olamina) e soluções. O tratamento nesse caso deve ser bem indicado. Há eliminação dos fungos apenas nos casos leves (iniciais), ou para auxiliar no tratamento via oral. Pode ser usado para prevenção ou até para evitar piora de um quadro já instalado. A frequência de uso vai influenciar no tratamento e deverá ser a longo prazo (meses a anos).

 

LASER: há principalmente 2 tipos. Nd-Yag e Diodo.

 O Nd-Yag deve ser aplicado em cada unha afetada até ocorrer o aquecimento da mesma. A dor na região serve como um fator de aviso para parar a sessão. As sessões são semanais e o tempo da sessão varia conforme o número de unhas acometidas.

 

 

 

O outro tipo de tratamento de micose de unha a laser é o LASER a frio (não-térmico) de Diodo. Ele não aquece as unhas, não envolve dor (indolor) e pode ser realizado o pé/ mão inteiro em cada sessão.

 

Cada sessão dura 12 minutos (cada pé/ mão). As sessões são semanais e a duração do tratamento varia de 4 a 8 semanas. Vai depender da porcentagem da área acometida da unha.

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags